- 300 grs de arroz bomba
- 40 grs de manteiga sem sal
- 150 grs de jamon serrano picado
- 1/2" pimentão vermelho picado
- 1 taça de vinhro branco seco
- 2 litros de caldo de carne
- 1 cebola picada pequeno
- 100 mg de pistilos de açafrão
- 100 grs de ervilhas frescas
- Queijo Manchego ralado a gosto
- Azeite
- Manjericão verde e roxo para decorar
Opção de substit. p/ queijo - Pecorino
Opção de substit. p/ arroz - Carnaroli/Arbóreo
Modo de preparo:
Em uma xícara de chá com água, deixe dissolvendo os pistilos e reserve. Prepare o caldo (2 lts) mantendo-o aquecido. Em uma panela aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola até dourar; adicione o arroz, o jamon e o pimentão picados, mexendo sempre. Quando os grãos estiverem translúcidos, junte o vinho branco, e aumente o fogo deixando evaporar. A partir daí, o trabalho é de paciência!! Com uma concha comece a inserir o caldo aos poucos (uma concha por vez), aguardando a evaporação para adicionar mais uma sessão. Mexa sempre o arroz para que não empape demais, lembrando de raspar o fundo da panela para não grudar. Chegando ao ponto desejado adicione as ervilhas frescas e a manteiga, e siga mexendo até derreter e espalhar de forma homogênea. Polvilhe o queijo, e sirva imediatamente!!!
O Queijo manchego é um queijo espanhol, da zona de La Mancha ( situada dentro da comunidade autónoma de Castilla - La Mancha, no centro de Espanha).
O leite utilizado na elaboração deste queijo provém, exclusivamente, de ovelhas da raça Manchega, adaptadas à exploração de pastos em zonas áridas.
Pesa no mínimo 400g e no máximo 4 kg; possui forma cilíndrica; tem uma casca dura, de cor amarela; tem um aspecto homogéneo, de cor variável, entre o amarelo pálido ate ao amarelo mais forte; e a sua textura deve ser ligeiramente elástica, com nuances de amanteigado.
Relativamente ao seu sabor, este é ligeiramente ácido, forte e saboroso, adquirindo um travo picante nos queijos mais curados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário