quinta-feira, 16 de maio de 2013

PAELLA MARINERA

Ingredientes:
- 1 lagosta pré cozida inteira
- 600 grs de camarão rosa
- 600 grs de lula em anéis
- 600 grs de tentáculos de polvo
- 400 grs de marisco
- 800 grs de camarão médio cinza
- 400 grs de mexilhões abertos
- 1 kg de arroz espanhol (bomba)
  Opção de substituição - arbóreo
- 100 ml de polpa de tomate
- 4 dentes de alho
- 1/2" envelope de açafrão em pistilos
- 200 grs de ervilhas frescas
- 2 cebolas inteiras
- 2 limões sicilianos em rodelas
- 1 alho poró
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 maço de salsinha e cebolinha
- 2 litros de caldo de peixe
- 1 pimentão amarelo assado e descascado
- 1 pimentão vermelho assado e descascado
- 1 pimentão verde assado e descascado
- 2 envelopes de tempero paellera marinera
- pimenta do reino moida na hora
- Sal e azeite extra virgem a gosto

Modo de preparo:
Inicie deixando os filamentos de açafrão (pistilos), mergulhados em meia xícara de água. Lave bem os tentáculos de polvo, e junto com uma cebola inteira, leve a pressão por 5 minutos após chiar. Passe os tentáculos na água fria pra cortar o cozimento e reserve. Aqueça o caldo de peixe, e adicione a cebola que estava com o polvo, o alho poró picado grosseiramente, os envelopes de tempero paellera marinera, a cabeça da lagosta e dos camarões devidamente lavados, o maço de salsinha e cebolinha, e deixe apurando em fogo baixo, mexendo delicadamente as vezes. Tempere os camarões e o polvo cortado em pedaços com sal e pimenta do reino a gosto, e sele em uma frigideira quente com um fio de azeite, reservando-os em seguida. Refogue a cebola e o alho picados, e adicione as lulas, cortadas em anéis. Adicione a polpa de tomate, e a pimenta dedo de moça picadinha sem sementes. Adicione os camarões cinza a paella. Retire do caldo com cuidado a cabeça da lagosta (servirá de enfeite), e em seguida passe o mesmo em um coador/peneira, para exclusão dos ingredientes sólidos.  Antes de adicionar o arroz fazendo um X na panela, coloque um pouco do caldo e misture. Despeje o açafrão sobre ele (água e pitilios). Adicione 90% do caldo restante, misture bem e cozinhe em fogo baixo. À medida em que o arroz for cozendo, adicione os mariscos e o polvo. Prove para acertar o sal e o ponto do arroz caso necessário. Distribua as ervilhas frescas, e decore com os mexilhões abertos, os camarões rosa, os pimentões assados e a cauda da lagosta cortada ao meio. Coloque o restante do caldo (10%) sobre os mexilhões, desligue o fogo, e cubra com aluminio por 5 minutos. Após descansar esse tempo, distribua os limões em rodelas e sirva!!!
  
A origem:
De origem espanhola, a paella surgiu como alimento dos camponeses, no século XV, quando saíam para o trabalho rural, levando arroz, azeite e sal, além de um recipiente para cozinhar, uma panela redonda ampla e rasa com alças, chamada de "Paella". Esse formato facilitava o mexido de arroz e seus componentes, quase sempre incorporados com carnes de caça, sobretudo lebre e pato, legumes da estação e açafrão. Passado algum tempo, a "Paella" difundiu-se por toda Espanha, alcançando o litoral, daí acresentaram-se camarões, lulas, polvos, vôngoles, mexilhões, lagostas, tornando-a um prato tradicional espanhol com muitas variações.
O nome "Paella", vem do latim "Patella", que era uma bandeja usada na antiga Roma destinada as oferendas aos Deuses nos rituais de fecundação da terra. 

4 comentários:

  1. Muito bom.
    Que prato maravilhoso.


    Parabéns pelo blog, Receitas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Ficou jóia. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo... tive um ótimo professor! rs
      Abraço e valeu pelo acesso!

      Excluir