sexta-feira, 10 de agosto de 2012

RISOTO DE MORTADELA COM CHAMPIGNON


Ingredientes:
- 400 grs de arroz arbório ou carnaroli
- 80 grs de manteiga sem sal
- 150 grs de mortadela picadinha
- 80 grs de champignon fatiado
- 1 taça de vinhro branco seco
- 2 litros de caldo de carne
- 1 cebola picada pequeno
- Salsinha picada
- Parmesão ralo grosso




Modo de preparo:
Prepare o caldo (2 lts) e mantenha aquecido, em uma panela derreta duas colheres de manteiga (40 grs), e refogue a cebola até dourar; adicione o arroz e siga mexendo sempre. Junte o vinho branco, e aumente o fogo deixando evaporar; a partir daí, o trabalho é de paciência!! Com uma concha comece a inserir o caldo aos poucos (uma concha por vez), aguardando a evaporação para adicionar mais uma sessão. Mexa sempre o arroz para que não empape demais, lembrando de raspar o fundo da panela para não grudar. Chegando ao ponto desejado (risoto meio duro), adicione a mortadela picada, e os cogumelos fatiados. Salpique salsinha a gosto e a manteiga restante, e siga mexendo até derreter e espalhar de forma homogênea. Polvilhe parmesão e sirva imediatamente!!!
Curiosidade:
A mortadela teve origem em Bolonha, na Itália. Um relato de uma linguiça similar à mortadela datado de 1376 pode ser a referência mais antiga da iguaria.
Foi levada a América Latina pelos imigrantes italianos, no início do século 20, sendo hoje popular no Brasil, na Argentina e no Uruguai. Em meados do século 20 tornou-se também popular em Portugal, onde sçao hoje comuns diversas variedades (pimenta, azeitona, pimentos verde e vermelho, alcaparra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário