sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FILÉ MIGNON AO MOLHO MADEIRA

Ingredientes:
- 1 Rolo de mignon (1,2 kg aprox.)
- 80 grs manteiga
- 3 colh. rasas (sopa) de farinha de trigo
- 120 ml de vinho madeira
- 600 ml de caldo de carne
- 1 colher (chá) de mostarda
- 300 grs de champignon
- Azeite
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Salgue a peça (mignon) externamente e reserve. Passe um fio de azeite em uma panela e leve ao fogo. Quando estiver aquecida, junte a peça inteira de carne mexendo aos poucos, até que fique bem selada. Finalizado, reserve a carne, e na mesma panela derreta a manteiga, juntando a farinha aos poucos, mexendo bem para não encaroçar. Acrescente aos poucos o vinho, o caldo de carne e a mostarda, mexendo para engrossar e ficar homogêneo. Adicione o champignon, e deixe apurando.
Enquanto isso, fatie o mignon em pedaços de 1 cm de espessura. Eles devem estar bem avermelhados por dentro e selados por fora. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite, e apenas dê uma estalada nas fatias de carne de ambos os lados, juntando em seguida ao molho.
Finalizado, deixe apurar mais um pouco e sirva com o arroz de sua preferência.
Curiosidades do prato:
Segundo Auguste Escofier no Guia a Grande Cozinha de 1903, o molho madeira é: um molho Demi-glace reduzido e reportado a sua consistência original com a adição, fora do fogo, de um decilitro de vinha Madeira para cada litro de molho.  Existem inúmeras variantes desse molho pelo mundo afora, neste mesmo livro de Escofier existe um filé ao molho madeira guarnecido por cogumelos de Paris (champignon) in natura ou levemente refogados. Imagino que seja desta receita a origem do filé ao molho madeira que conhecemos hoje.
O vinho Madeira é um vinho fortificado produzido na Ilha da Madeira em Portugal; dentre as variedades existe o Sercial, que, envelhecido no mínimo oito anos, é o mais seco de todos e indicado como aperitivo. No Brasil, dada a dificuldade de trabalhar como vinho Madeira original, utiliza-se em substituição, o vinho Izidro R, encontrado facilmente em supermercados e empórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário