- 400 grs de arroz arbório
- 3 colheres de manteiga sem sal- 1 taça de vinho branco seco
- 2 litros de caldo de carne
- 1 cebola picada pequeno
- 1 tomate picado
- 300 grs de cogumelo de sua preferência
(Utilizado Shimeji)
- 30 grs de pinoli (opcional amêndoa)
- 100 grs de parmesão ralado
Modo de preparo:
- Dilua o caldo e aqueça a água até ferver (2 lts); em uma panela em duas colheres de manteiga refogue a cebola sem deixar dourar; adicione o arroz, mexendo sempre; junte o vinho branco, até que o mesmo evapore; a partir daí, o trabalho é de paciência!!! Com uma concha comece a inserir o caldo aos poucos (duas conchas), aguardando a evaporação para adicionar mais uma sessão; mexa sempre o arroz para que não empape demais, lembrando de raspar o fundo da panela para não queimar; chegando ao ponto desejado (risoto meio duro), adicione os cogumelos e o tomate picados, e coloque a colher de manteiga faltante ao centro, e misture homegeamente.
Para ficar crocante, paralelamente frite na manteiga os pinolis, e adicione por último ao risoto.
Polvilhe parmesão, e sirva!!!!Para ficar crocante, paralelamente frite na manteiga os pinolis, e adicione por último ao risoto.
Sugestão: Esse prato fica ótimo acompanhado de uma carne vermelha!!
O pinoli é extraído do pinheiro-manso (Pinus pinea), uma árvore difícil de ser cultivada, nativa da região do Mediterrâneo. Semelhante a uma amendôa, mas de tamanho bem reduzido, o "pinolo" (singular de pinoli) possui formato oval, cor bege, é oleoso e de sabor suave, sendo muito utilizado nas culinárias italiana e arábe.
Em caso de dificuldade em encontrá-lo, pode substituir por amêndôas.
Parece delicioso esse risoto!! Vou fazer com CERTEZA!!!
ResponderExcluirEsse ficou muito bom mesmo, e pode ser feito com qualquer cogumelo! Se tiver dificuldades em encontrar o pinoli, substitua por amendôas que fica muito bom! Obrigado pelo acesso!
ResponderExcluirLu, vou provar com certeza. Amo risoto. Parece ser mesmo muito bom.
ResponderExcluir