quarta-feira, 12 de junho de 2013

BACALHAU À BRÁS

Ingredientes:
- 600 grs de Bacalhau
- 2 cebolas médias brancas
- 2 cebolas médias roxas
- 2 dentes de alho picados
- 6 ovos
- 80 grs de azeitonas pretas
- 200 ml de creme leite fresco *
- 200 grs Batata palha extra fina
- Salsinha picada a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Azeite extra virgem

Modo de preparo:
Escalde o bacalhau, ou utlize-o dessalgado, desfiando-o em seguida (coloque o bacalhau dentro de um pano, e esfregue para que fique bem desfiado), e reserve. Corte as cebolas em meias luas finas, levando-as a uma frigideira com azeite até ficarem translúcidas. Retire as cebolas e reserve. Na mesma frigideira e azeite (insira mais se necessário), entre com o bacalhau até atingirem um estado de rigidez. Nesse momento, acrescente o alho picado, e retorne as cebolas à frigideira. Bata os ovos, temperando com pimenta do reino a gosto, e misture com o creme de leite. Insira os ovos e o creme ao restante, e mexa deixando de forma homogênea os ingredientes. Experimente o sal e corrija se necessário, uma vez que, até o momento, o único sal da receita é o do próprio bacalhau. Polvilhe com salsinha a gosto, e distribua as azeitonas. Leve a um refratário, e distribua a batata palha de acordo com sua preferência (O prato tradicional a palha cobre o bacalhau). Sirva com arroz branco!
* O creme de leite não consta na receita original, ficando apenas como opção por mais cremosidade.
Bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários gêneros, ele vive nos mares frios do norte, sendo que alguns exemplares podem chegar a pesar até 100 kg e medir quase dois metros. Sua alimentação é feita a base de peixes menores como o arenque.
Dentre as várias espécies de peixes comercializados como bacalhau destacam-se duas: a Gadus Morchua conhecido também como "o verdadeiro" e "o original", que habita as águas frias do Atlântico, nas regiões do Canadá e Mar da Noruega e a Gadus Macrocephalus que vive no Pacífico na região do Alaska. Outros peixes salgados e secos também são comercializados como bacalhau, como o Pollachius Virens (Escamudo), o Molva Molva (Ling) e o Brosmius Brosme (Zarbo).

2 comentários:

  1. Acredita que nunca comi bacalhau?

    Tem sorteio novo no meu blog, se quiser participar está feito o convite!

    http://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2013/06/sorteando-protecao-o-ano-todo-parte-2.html

    ResponderExcluir
  2. No caderneta eu não mexo mais, mas quando faço alguma coisa mais especial eu coloco a receita no blog da fênix ^^

    Abraço!

    ResponderExcluir